Embrapa Agrossilvipastoril recebe sementes de plantas daninhas com suspeita de resistência

Embrapa Agrossilvipastoril recebe sementes de plantas daninhas com suspeita de resistência

Produtores de Mato Grosso que tiverem em suas lavouras plantas daninhas com suspeita de resistência a herbicidas podem enviar sementes para que sejam avaliadas pela Embrapa Agrossilvipastoril. Pesquisadores irão testar as amostras em casas de vegetação e encaminharão o resultado.

A ação faz parte de um projeto nacional da Embrapa em parceria com a Bayer que busca monitorar a resistência de plantas daninhas aos herbicidas nas lavouras brasileiras.

Para contribuir, é preciso que o produtor ou seu consultor coletem as sementes de uma planta em saco de papel, anotando o nome da espécie, o herbicida para qual acredita estar resistente e as informações de localização geográfica do ponto de coleta.

Podem ser coletadas mais plantas na mesma propriedade, entretanto, cada amostra deve ser armazenada e identificada separadamente.

“É importante enviar juntamente com as amostras o histórico da área nos últimos cinco anos, o nome da propriedade, o município, o nome do coletor e os dados de contato como telefone e e-mail”, orienta a pesquisadora Fernanda Ikeda

O pacote deve ser enviado pelos Correios, aos cuidados de Fernanda Ikeda, para o endereço:

Embrapa Agrossilvipastoril
Rod. MT 222, km 2,5 - Cx. Postal 343
CEP 78.550-970
Sinop-MT

Após a avaliação, será encaminhado aos colaboradores da pesquisa o resultado dos testes feitos com a amostra enviada e o relatório final do estudo.

“É importante salientar que no resultado geral que será divulgado não será feita a identificação das propriedades com ocorrência de resistência de plantas daninhas”, destaca a pesquisadora Fernanda Ikeda.

 

Por Gabriel Faria 
Embrapa Agrosilvipastoril