Rally da Safra 2020 é dada a largada e passa por Sorriso com expectativa de altas produtividades

Rally da Safra 2020 é dada a largada e passa por Sorriso com expectativa de altas produtividades

A região Médio-Norte de Mato Grosso começou a receber a visita de equipes do Rally da Safra 2020, principal expedição técnica privada para monitoramento da safra de grãos no Brasil. Hoje, em Sorriso, os técnicos, divididos em três grupos, estão a campo para avaliar as condições das lavouras de soja de ciclo precoce. 

De acordo com o analista de safras da Agroconsult, Pablo Reveles, serão visitados em Sorriso cerca de 45 pontos aleatórios, além de visitas em propriedades rurais para coleta de relatos que dos agricultores. 

Nesta 17ª edição do Rally da Safra, iniciada em Mato Grosso, os técnicos percorrerão, até o final de março, os 12 principais estados produtores de grãos do Brasil. "Começamos ontem em Sinop e hoje estaremos em Sorriso. Observamos que a soja precoce do ano passado sofreu com problemas de falta de chuva e dias nublados. Nesse ano, choveu regularmente e espera-se que a soja precoce venha com potencial mais alto do que no ano passado", prevê. 

Pablo explica que o principal objetivo é analisar a campo o real potencial final de produção da soja brasileira. Para isso, durante a visita, são avaliados alguns critérios técnicos para se obter amostragens de cada região, a exemplo de avaliação do número de vagens e grãos, e alguns critérios qualitativos, como a presença de pragas. 

Após concluído o Rally, os dados serão divulgados em um evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. 

Fonte:Portal Sorriso