Trabalhadores finalizam curso de Classificação, Armazenagem de Produtos de Origem Agrossilvipastoril

Trabalhadores finalizam curso de Classificação, Armazenagem de Produtos de Origem Agrossilvipastoril

A Prefeitura de Santa Carmem através da secretaria municipal de agricultura com parceria da Secretaria de Assistência Social e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), promoveu entre os dias 23 a 27 de abril o curso de Armazenamento de Grãos em Silos para donos e funcionários de armazéns e pessoas da comunidade. Ao todo foram 19 inscritos. O curso teve carga horaria de 40 horas e foi ministrado pelo Professor Gilberto Keres.

Toda a parte teórica foi realizada no CRAS e a parte prática na COAZUL. O objetivo do curso foi de capacitar os participantes para armazenar grãos e oleaginosas, granel e em sacaria.

“A capacitação foi um sucesso. Superou nossas expectativas e atendeu a demanda.  Com certeza teremos novas turmas futuramente”. Afirmou o diretor de meio ambiente Valtuir Vazatta (Pelé).

O Senar-MT é uma instituição de ensino não formal, voltada para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares, cujo o objetivo é mantê-los em sintonia com as exigências do mercado do trabalho, dando oportunidade para especialização e qualificação em diferentes ocupações. Os cursos promovidos pela entidade são gratuitos e vem sendo realizados em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Carmem.

No curso foi trabalhado os módulos de ética e cidadania, segurança e saúde no trabalho, meio ambiente, unidades armazenadoras de grãos, planejamento da unidade armazenadora, impactos ambientais, princípios riscos e acidentes, infraestrutura de recebimento de grãos, beneficiamento da unidade armazenadora, máquinas de limpeza, avaliação da qualidade dos grãos, características físicas, fisiológicas e sanitárias, métodos de conservação dos grãos, funcionamento de fornalhas e secadores, manutenção preventiva de unidades armazenadoras, métodos de controle de pragas de grãos, princípios de gestão.

O Prefeito Rodrigo Frantz parabeniza a todos os cursistas e agradeçe a parceria da COAZUL, equipe do CRAS e Secretaria de Agricultura. 

Fonte:Prefeitura de Santa Carmem/Assessoria.