Chefe do Departamento de Cultura participa do III Fórum de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso

Chefe do Departamento de Cultura participa do III Fórum de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso

O III Fórum de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso foi realizado de 12 a 14 de junho em Cuiabá capital do estado na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer através do Sistema Estadual de Bibliotecas. O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas é um Setor da Secretaria de Estado de Cultura, vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, cujo objetivo é promover a organização das Bibliotecas Públicas Municipais e Comunitárias, bem como o cadastramento e distribuição dos livros editados pela Lei de Fomento à Cultura e ainda Fomentar projetos do Governo Estadual ou Federal. O Sistema vem desenvolvendo a política pública de sua responsabilidade com o programa de qualificação dos agentes que atuam diretamente nessas Bibliotecas Públicas.

O Fórum teve como objetivo central mostrar o papel social das bibliotecas públicas. Fomentando as Políticas Públicas que promovem o papel social das Bibliotecas Públicas, estimulando os municípios na construção dos Planos Municipais de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. (PMLLLB), compartilhamento de estudos e experiências relevantes sobre políticas públicas e práticas que garantam o desenvolvimento do papel social das bibliotecas. De acordo com o Chefe do Departamento de Cultura de Vera Rodrigo Gomes, o fórum trouxe temáticas importantes sobre o papel social das bibliotecas.

“O terceiro fórum de Bibliotecas Públicas do estado de Mato Grosso, foi de suma importância nos trazendo o papel social das bibliotecas que muitas vezes nos imaginamos uma biblioteca silenciosa com espaço apenas para estudo e não é só isso. A biblioteca hoje ela é expansiva, é grande e tem inúmeras ações que podem ser desenvolvidas e neste fórum nós podemos ver um lado que jamais imaginaríamos que poderia ser realizado dentro das bibliotecas públicas que é a questão social. Muitas vezes intitulamos que o social deve feito apenas dentro da Secretaria de Assistência Social, mas não o social a gente pode desenvolver através da leitura, da literatura. Então foi de grande valia onde nós tivemos a presença da Ana Maria que é a coordenadora do estado de Espírito Santo residindo em Vitória. Tivemos uma palestra sobre as cadeias prisionais que muitas vezes nós achamos que é muito fácil que o sistema dá tudo e não é. É um sistema defasado e nós tivemos uma palestra com a Kátia da cadeia, que é do Rio Grande que nos mostrou outro lado que nós jamais podemos imaginar. Então foi um fórum de grande valia tivemos a presença do pessoal do CRB de Brasília que trouxeram informações muito importantes para todos nós que estávamos ali presentes”, concluiu Gomes.

Por Dieny Vieira/Jornalista   Foto:Assessoria