Cláudia:Prefeitura e Empaer inauguram horta comunitária agroecológica

Cláudia:Prefeitura e Empaer inauguram horta comunitária agroecológica

Durante a programação do Dia do Agricultor foi inaugurada em Cláudia a 1ª Horta Comunitária Agroecológica Pôr do Sol. Localizado no habitacional Acácio Guzzo o projeto tem o objetivo de proporcionar soberania alimentar e renda para as famílias, além de ser uma unidade tecnológica para auxiliar os produtores e acadêmicos na aprendizagem de novas formas de cultivo.

“Estivemos empenhados durante seis meses para que o projeto saísse do papel e pudesse auxiliar as famílias aqui do bairro. Foi um trabalho conjunto com o envolvimento e apoio de muita gente que nos auxiliou financeiramente ou com materiais. Atualmente contamos com 8 famílias que já estão trabalhando na produção, mas a área pode atender até 20”, explicou o agente técnico da Empaer-MT, Rogério Leschewitz.

A cerimônia contou com a presença do prefeito Altamir Kurten, vice-prefeito Luiz Anselmo Feldhaus, secretário de desenvolvimento econômico e rural Edson Moreira, secretária de saúde Eli Rizzi, secretária de educação Claudevânia Barbon Anderle, secretaria de assistência social Mônica Deprá, vereadores Leo Rizzi, Arnaldo França e Marciel Ricarte, vereadora Lídia de Vargas, do diretor presidente da Empaer-MT Cândido dos Santos Rosa Júnior, do coordenador regional da Empaer-MT Jocir Kasecker Júnior, da psicóloga do Cras Maria Lucineide e do presidente da horta comunitária Romário dos Santos, que jutos descerraram a feira de inauguração.

Autoridades, patrocinadores e famílias beneficiadas

“Este é um momento muito importante para os moradores do bairro Acácio Guzzo que recebem está horta comunitária para que com o trabalho neste espaço vão poder tirar sustento da família. É preciso incentivar nossa comunidade com ações de integração social, e hoje estamos aqui para isto para dar suporte para que as famílias possam ter uma renda” ressaltou o prefeito Altamir Kurten.

O projeto que possui uma área de 3600 metros quadrados, conta com estufa para produção de mudas, horto medicinal, sistema agroflorestal, sistema de irrigação e 120 canteiros para o plantio. Ainda serão construídos na área um galpão para armazenamento dos equipamentos e insumos, além de um quiosque para a realização de reuniões e a venda das hortaliças.

“Hoje Empaer-MT vem até o município de Cláudia com intuído de prestigiar e conhecer de perto o projeto piloto da Horta Comunitária Agroecológica. Vamos buscar que com este exemplo outros municípios também possam encabeçar esta ideia e fazer com que mais famílias possam ser beneficiadas”, destacou diretor presidente da Empaer-MT Cândido dos Santos Rosa Júnior

Os interessados em participar horta comunitária de Cláudia devem procurar Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou a unidade Empaer no município para realizar um cadastro. Atualmente cada família recebe seis canteiros para o cultivo.

“Estamos muito felizes em celebrar juntamente com as famílias do bairro a conquista deste espaço para o trabalho. Quero parabenizar pelo esforço que só foi possível com a união de todos”, disse Maria Lucineide psicóloga do Cras.

Para o presidente da Associação da Horta Comunitária Romário dos Santos, a inauguração da horta é a concretização de um sonho.

Seu Romário, presidente da horta

“Um sonho passa a ser realidade hoje com horta pronta. A partir de agora é a nossa vez de pôr a mão na massa e se dedicar no cultivo das hortaliças. Queremos agradecer a todos que apoiaram para que a inauguração deste projeto fosse possível, a prefeitura municipal, a Empaer de Cláudia, e as famílias que aqui estão associadas”, enfatizou seu Romário.

Ainda durante a inauguração como símbolo de crescimento e sustentação do projeto o prefeito municipal e o diretor presidente da Empaer-MT realizaram o plantio de uma muda no centro do horto medicinal.

 

O projeto da horta comunitária é idealizado pela Empaer-MT unidade de Cláudia e conta com apoio da Secretaria de Assistência Social, da Secretaria de obras e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Rural além de diversos parceiros.

Por Henrique Basinski/Assessoria.