Mutirão de cirurgias de catarata atende 100 pacientes em Lucas

Mutirão de cirurgias de catarata atende 100 pacientes em Lucas

Foi realizado no último sábado (12), no PSF XIV – Jardim Amazônia, um mutirão de cirurgias de catarata. Foram atendidos 100 pacientes de Lucas do Rio Verde. As cirurgias foram adquiridas pela prefeitura via Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rafael Bespalez, os pacientes foram selecionados da lista de espera da Central de Regulação e foram triados para receber o procedimento. “Estamos começando o ano bem na saúde pública em Lucas do Rio Verde, realizando 100 cirurgias de catarata, bem significativo para a redução da fila de espera. O município está investindo aproximadamente R$ 85 mil nessas cirurgias. O projeto de mutirões de cirurgias funcionou muito bem no ano passado, fizemos três, e para esse ano estamos planejando mutirões de cirurgias e consultas, é um trabalho que tem resultados rápidos e gera qualidade de vida”.

O prefeito Luiz Binotti acompanhou o início do mutirão e destacou a importância destes procedimentos. “É uma satisfação a gente poder atender essas pessoas, se esses pacientes fossem esperar pela regulação do SUS, certamente ficariam muito tempo esperando a oportunidade de fazer essa cirurgia, para evitar isso, o município optou por adquirir essas cirurgias pelo consórcio, que gera uma diminuição de custo e de tempo de espera desses pacientes. É um investimento do município para que essas pessoas passem por este procedimento de forma segura e com profissionais qualificados”.

A aposentada Alice Machado, 72 anos, foi um dos pacientes atendidos no sábado, ela já realizou a cirurgia de catarata do olho direito em um dos mutirões e desta vez o procedimento foi realizado no olho esquerdo. “Pra mim é muito bom o mutirão, porque pagar uma cirurgia dessa a gente não pode, a gente é pobre, então quando tem um mutirão desse aí a gente fica feliz da vida, pra mim não tem coisa melhor. Estou feliz da vida porque vou enxergar melhor e vou direto pro bailão do clube do idoso”.

“É uma grande alegria realizar esse procedimento e ver as pessoas saindo daqui muito felizes, podendo enxergar. E fico muito feliz por nossa fila para cirurgia de catarata estar praticamente zerada, só faltam 30 pessoas que entraram na fila do mês de novembro pra cá e que em breve passarão pelo procedimento”, comemorou Binotti.

O prefeito ainda acrescentou que “em Lucas do Rio Verde estamos optando por cuidar das pessoas, da saúde das pessoas, sobra pouco recurso para fazermos investimentos, novas obras, mas com certeza as pessoas que são atendidas agradecem muito e é uma satisfação poder cuidar da saúde da nossa população, tenho certeza que Lucas do Rio Verde tem a melhor saúde de Mato Grosso, sei que temos as falhas, temos os problemas, mas tenho certeza que o município faz a sua parte, toda a equipe da Secretaria de Saúde atendendo a população. Estamos fazendo esse investimento, que seria do Estado, mas o município está fazendo esse papel para conseguir atender as pessoas e não ficarem na espera”.

Por Francieli Cela-Assessoria/Foto Ascom