Procon leva atendimento itinerante para o Boa Esperança e Sebastião de Matos

Procon leva atendimento itinerante para o Boa Esperança e Sebastião de Matos

No último sábado, 08, o Órgão de Defesa do Consumidor (Procon – Sinop) levou atendimento ao bairro Sebastião de Matos. De forma descentralizada, a ação que faz parte da campanha "Natal sem Susto, Natal sem Dívida", que oferece uma grande oportunidade para o consumidor renegociar suas dívidas com as duas maiores concessionárias do município [água e energia] e com o comércio local. A mesma ação foi realizada no último dia 23, no bairro Boa Esperança. Ao todo, foram pelo menos 300 atendimentos de pessoas buscando soluções mais rápidas.

De acordo com a diretora do Órgão, Juliana Torres Baptista, o Natal sem dívida busca garantir e oferecer meios ao consumidor de Sinop para que ele, através da intermediação do Procon, consiga quitar as dívidas que tem junto ao fornecedor. Para isso, para que as pessoas saiam do superendividamento (acúmulo de dívidas), ela alerta que o período natalino, onde há o advento de 13º salário, é uma excelente opção para fazer a renegociação e restabelecer do crédito na praça.

Ainda de acordo com a diretora, as maiores procuras foram por questões relacionadas às concessionárias de água e energia, que já deixaram um posto e um atendente dentro da ação para que as soluções para as reclamações fossem encontradas de forma mais célere. Já para os demais comércios, inclusive os de varejo/fanquias, tiveram um canal direto aberto.

Baptista explica, também, que a campanha iniciou, ainda, no dia 05 desse do mês passado (novembro) com a adesão dos fornecedores que tiveram interesse em receber as contas em atraso de acordo com a proposta que o Procon encaminhou, com juros reduzidos e com pagamentos facilitados. “Nós estamos recebendo o consumidor na sede do Procon para que ele traga seus débitos, o que ele tiver de contrato para que seja analisado pelos nossos atendentes e seja feito o contato junto ao fornecedor”, alerta.

A ação do natal sem "Susto Natal sem Dívida" chegou em sua terceira edição e, para esse ano, contou com a presença do Papai Noel que distribuiu sorrisos, abraços e alguns doces para a criançada que acompanhou os pais que buscavam renegociação de dívidas.

O Procon Itinerante foi realizado das 9h às 16h e contou com o apoio de parceiros como a Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop (CDL), assim como da Secretaria Municipal de Saúde e de uma escola técnica que levou atendimentos na área de saúde e estética e uma escola de formação de cabeleireiros que ofereceu cortes gratuitos para quem compareceu.

O superendividamento [acúmulo de dívidas], segundo especialistas, é um problema social, uma vez que o consumidor não consegue pagar suas dívidas comprometendo, assim, todo o seu orçamento. “O Procon vai usar de ferramentas e procurar dispor de condições de mais facilidade para que esse consumidor consiga renegociar e quitar suas dívidas possibilitando sua reinserção no mercado consumidor”, explica a diretora do Órgão Juliana Torres Baptista.

Por Luciano André/Assessoria