Fomenta MT deve reunir mais de duas mil pessoas para discutir economia em Sorriso

Fomenta MT deve reunir mais de duas mil pessoas para discutir economia em Sorriso

A partir desta quarta-feira (19), Sorriso será sede do Fomenta MT. Serão três dias dedicados a workshop, encontro de negócios, palestras, painéis e apresentação de histórias inspiradoras de sucesso. Segundo a organização do evento, a expectativa é receber cerca de duas mil pessoas interessadas em discutir negócios governamentais, até a sexta-feira, 21 de julho.

Organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Seminário Fomenta Mato Grosso, etapa Sorriso, será realizado no Centro de Eventos Ari José Riedi e conta com o apoio total da Prefeitura Municipal.

Conforme o gerente da Agência do Sebrae Sinop, Volmir Contreira, Sorriso é uma das 11 cidades dos 141 municípios mato-grossenses escolhidas para sediar um Fomenta. “Escolhemos uma cidade pólo regional para que possa servir de base para as outras e assim agregar valores para o crescimento colaborativo”, pontuou.

O prefeito em exercício, Gerson Bicego, ressalta a importância do Fomenta, uma vez que irá reunir mais de duas mil pessoas para debater temas ligados a compras governamentais.  “Quando discutimos empreendedorismo de forma tão abrangente e de maneira conjunta, na área pública e privada, nos propicia a chance de aumentar o desenvolvimento do nosso próprio comércio”, cita.

O Fomenta é uma discussão que busca criar condições para ampliar a participação das micro e pequenas empresas no volume de compras das três esferas de governo – município, estado e federal, além de capacitar os empresários que passam pelo evento.

 

Programação

 

O Fomenta MT, Etapa Sorriso iniciará no dia 19, às 9h com o workshop “Observatório da Cidade – Cidades Inteligentes e Humanizadas”, com o vice-presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanizadas, Claudio Nascimento e o empreendedor global Marcos Alencar. Na quarta-feira, a programação segue até as 19h30.

Para o dia 20, a partir das 16h foi programado um “Encontro de Negócios” com um ambiente preparado para reunir vendedores e compradores. Já às 19h30 será realizada a abertura oficial do evento e às 20h será realizada a palestra com o tema “Desenvolvimento e Liderança”, com o especialista em varejo Erick Penna.

E no dia 21 seguem as palestras, painéis e debates. A partir das 8h30, o advogado Jair Eduardo Santana, referencia em politica pública, falará sobre “Os benefícios da lei geral para os pequenos negócios nos aspectos da licitação pública”. Às 9h30, Claudio Nascimento abordará a temática “Cidades inteligente se seus conceitos”.

Já às 10h30 a coordenadora do Centro de Sustentabilidade do Sebrae, Renata Taques, conduzirá o painel “Sustentabilidade para micro e pequenas empresas”. Na sequência, será apresentado o case de sucesso da Pousada Piuval.

À tarde, às 13h, terá início o painel “A importância das compras governamentais para o desenvolvimento municipal”, com o consultor de gestão pública Luis César Pivovar. Logo após serão apresentados dois cases: “Compras públicas no município de Campo Verde” e da “Comunidade Chã de Jardim”, de Areia, da Paraíba.

E para finalizar, haverá o painel e debate “Experiências e Desafios de Mato Grosso na implantação da Lei 123”, com representantes do Tribunal de Contas do Estado e da Secretaria de Estado de Gestão. O mediador será o gerente de Políticas Públicas do Sebrae, Roque Licciardi.

O evento é gratuito para quem desejar participar. Interessados podem obter mais informações pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.ou pelo telefone (66) 3520-1800 com Inajara Amorim. 

O Fomenta MT é realizado pelo Sebrae e Tribunal de Contas do Estado, com o apoio da Prefeitura Municipal, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Aces, CDL, CAT, Observatório Social,  Cidesa/Alto Teles Pires, Facmat, Fecomércio MT, Sistema Fiemt, FCDL, Famato, AMM, Assembleia Legislativa, Ministério Público e Ministério Público de Contas.

 

Por Claudia Lazarotto/Foto Ney Pinheiro.