A pedido de alunos, professora os leva para conhecerem fábrica de sorvete

A pedido de alunos, professora os leva para conhecerem fábrica de sorvete

Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato mudaram a rota na última-quarta feira (29) e foram parar em uma fábrica de sorvetes. O propósito não foi fugir da aula, mas sim, aprender coisas novas. A professora do pré-escolar (fase 2), Sandra Donato, promoveu uma visita técnica para que eles aprendessem como se fabrica o alimento, que é do gosto de toda criança.

Ela explica que a decisão surgiu de um pedido dos próprios alunos. “Uma das minhas alunas chegou um dia comentando que ela tinha uma máquina de fazer sorvete de verdade em casa. A partir daí, surgiu o interesse de toda a turma de saber como funcionava essa máquina”. A proposta de ensino da professora Sandra, busca trazer o conhecimento baseado no interesse das crianças.  

“Nós buscamos sempre, de certa forma, entender o que eles gostariam de aprender e foi unânime: todos queriam descobrir como fazia o sorvete. A partir daí, eu elenquei todas a possibilidades de aprendizagem e uma delas foi a visita a fabrica de sorvetes” explica. “Ensinando a partir do interesse da criança, a aprendizagem torna-se significativa”, finaliza a professora.

As crianças conheceram o interior da fábrica, as máquinas de produção de sorvete em grande escala, e com olhos curiosos acompanharam todo o processo. A proprietária do local, Daniela Melhorança, aproveitou a visita para contar da satisfação de mostrar seu trabalho aos pequenos. “A gente costuma dizer que vender sorvete é delicioso! Você vende alegria, bem-estar, você vende gostosura! Quando a gente traz a criança aqui, mostramos como é feita a mágica”, explica.

Melhorança ainda frisa que o momento não é só de falar de sorvete, mas também de mostrar novas profissões e possibilidades de empreendedorismo. Após a visita, as crianças ainda conheceram a sorveteria onde é comercializado o sorvete produzido na fábrica.

Por Assessoria/Prefeitura de Sinop