Esgotamento sanitário foi tema de palestra para acadêmicos da Unemat em Sinop

Esgotamento sanitário foi tema de palestra para acadêmicos da Unemat em Sinop

Pensando em contribuir diretamente na conscientização sobre a importância do saneamento básico para a qualidade de vida e do meio ambiente da população. A concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Sinop, a Águas de Sinop, em parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso – UNEMT, realizaram neste mês de junho, uma palestra voltada aos acadêmicos do curso de Engenharia Civil da universidade e abordou o tema "Esgotamento sanitário e sua utilização no Brasil". Participaram da ação cerca de 150 estudantes.

A palestra foi conduzida pelo especialista em saneamento da Águas de Sinop, Lineu Machado, que durante a apresentação, destacou a importância dos serviços de água e esgoto, os perigos que são causados a saúde pela utilização de fontes alternativas, riscos de doenças e veiculação hídrica, além é claro, das práticas de conscientização para um futuro mais sustentável.

O palestrante, citou ainda, o avanço da cobertura de esgotamento em Sinop e a forma que é realizada a coleta e tratamento no município. Os acadêmicos, aproveitaram a oportunidade para sanar as principais dúvidas do trabalho que a concessionária desenvolve diariamente no município.

"É muito importante ações que envolvem acadêmicos e repassar todos os processos que envolvem o saneamento básico a população. Essa iniciativa, contribui com o futuro desses estudantes, agregando bagagem ao conhecimento de cada um, nosso trabalho visa promover atividades de prevenção de doenças e promoção a saúde", destacou Lineu Machado.

A coordenadora do curso de Engenharia Civil da Unemat, Karen Scheneider, agradeceu a parceria da concessionária em realizar ações que visam auxiliar no desenvolvimento acadêmico dos alunos, com palestras e visitas técnicas. "Toda teoria aplicada em sala de aula precisa de um engajamento maior, envolver a prática promove que os estudantes não saiam tão crus para o mercado de trabalho", pontuou.

De acordo com a aluna do 10° semestre de Engenharia Civil, Taiane Zamadei, que já visitou as instalações da concessionária, a palestra agregou ainda mais no conhecimento aplicado nesta reta final de graduação. "Acredito que a palestra foi importante para todas as turmas, pois amplia a visão que construímos sobre a importância do saneamento básico", ressaltou.

Para mais informações das ações e projetos desenvolvidos pela concessionária, acesse www.águasdesinop.com.br

Por Thaiane Paes/Redação/Visão Notícias.