Noções de arvorismo e pêndulo humano movimentam Parque Florestal

Noções de arvorismo e pêndulo humano movimentam Parque Florestal

Nas atividades realizadas neste mês do meio ambiente, em Sinop, pela Prefeitura do município, uma ação para aproximar os amantes da natureza e fomentar a prática do arvorismo. Em parceria com a CIA da Mata Esporte e Aventura, frequentadores do Parque Florestal receberam orientações básicas sobre arvorismo, noções e procedimentos para escalada de árvores e, ainda, participaram de pêndulo humano. O trabalho realizado na tarde de domingo, 17, chamou a atenção de quem passava pela Unidade de Conservação. 

Como explicou a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luciane Bertinatto, a ação teve caráter pedagógico, visando à conscientização do público sobre a biodiversidade e a preservação. "Queremos fazer com que a comunidade interaja com o Parque Florestal. Que chame o pessoal para vir para cá, aproveitar dessa natureza e, ao mesmo tempo, fazer um alerta sobre as queimadas".
 
As dinâmicas da tarde foram conduzidas pelo instrutor e responsável pela Cia da Mata, Amilton Farias, que há cerca de 30 anos trabalha no ramo. "Às vezes, a gente anda na floresta, vê o tronco da árvore e a raiz muito bonitos. Mas uma das coisas legais é você conhecê-los do céu, aquela meia altura, uma visão diferente, muito bonita, agradável", frisou o responsável. 
 
Em meio aos olhares curiosos e até mesmo de receio de muitos pais, cujos filhos participariam do pêndulo humano e seriam suspensos a uma altura equivalente a 10 metros do chão, explicações técnicas sobre a segurança dos equipamentos e da ação ajudavam a entender um pouco mais da dinâmica. "Utilizamos equipamentos de alta qualidade e que possuem certificação internacional de escalada em montanhas e os profissionais têm treinamento, são altamente qualificados", destacava Amilton à comunidade participante.  
 
A servidora pública Jaqueline Pazinato Censon, que visitava o Parque Florestal com a família, aproveitou para levar o filho, Lorenzo, 5 anos, no pêndulo humano. "Dá um frio na barriga, mas eu acho bom para ele isso", disse Jaqueline.
 
A programação do mês do meio ambiente em Sinop segue até o dia 21 de junho. 
 
Fonte:Prefeitura de Sinop/Assessoria/Redação.