Prefeitura e Governo do Estado entregam cartões Pró-Família em Cláudia

Prefeitura e Governo do Estado entregam cartões Pró-Família em Cláudia

O auxílio garante segurança alimentar durante 12 meses.

54 famílias, nove agentes comunitárias de saúde (ACS) e uma assistente social receberam na última semana os cartões do programa Pro - Família.

A ação é realizada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) em parceria com a Prefeitura e Assistência Social. O evento contou com a participação da primeira dama e secretária de assistência social de Cláudia, vereadores e representantes do governo.

“Hoje nossas famílias, agentes comunitárias e assistente social estão sendo beneficiadas com este cartão. O valor disponibilizado por 12 meses a eles é grande importância, pois sabemos das dificuldades enfrentada por cada um e este incremento na alimentação fortalece o trabalho da Assistência Social no município”, destacou Mônica Fátima Deprá, secretária de assistência social.

O objetivo do programa é promover a melhoria das condições de vida das famílias com maior grau de vulnerabilidade social por meio da oferta de um conjunto de ações intersetoriais planejadas.

Cada família recebe um cartão com um crédito no valor de R$ 100 por mês, que poderá ser utilizado exclusivamente para o consumo de gêneros alimentícios. O valor não pode ser empregado na compra de bebidas e tabaco. Ao participar do Programa, as famílias terão que frequentar cursos de qualificação para serem inseridas no mercado de trabalho.

“Cumprindo as regras do programa, as famílias vão ter a garantia de por um ano complementar a alimentação. Nós estaremos auxiliando e orientando com uso do cartão, em Cláudia dois estabelecimentos estão credenciados para atender o programa”, explicou Lídia Ferreira de Medeiro, assistente social.

Além do crédito, que garante a segurança alimentar, as famílias vulneráveis recebem o atendimento multidisciplinar com visitas periódicas das agentes comunitárias de saúde, acompanhamento da assistente social e encaminhamento para os serviços que necessitar como saúde, educação e assistência social.

Por Henrique Basinski/Assessoria