Prefeitura promove capacitação para o setor de alimentação em Cláudia.

Prefeitura promove capacitação para o setor de alimentação em Cláudia.

Por meio da parceria do Nasf e da Vigilância Sanitária, a Prefeitura Municipal realizou na última segunda-feira (27) dois cursos voltados para as áreas da alimentação e da beleza do município.

“Fizemos esta parceria devido a várias pesquisas que foram feitas em relação ao comercio. Com as palestras queremos estar qualificando os proprietários e funcionários para assim futuramente eles estarem colocando em prática estas ações”, ressaltou a coordenadora do Nasf, Emanuele Teixeira.

Durante o período da manhã, a capacitação foi destinada aos profissionais de salões de beleza, manicure e pedicure, barbearias e estética, que receberam, orientações sobre a rotina de trabalho, cuidados com a utilização dos produtos químicos, auxilio pré, durante e pós atendimento ao cliente.

“Este momento foi muito oportuno para nós que lidamos com este tipo de atendimento, sabemos das técnicas e cuidados que devemos ter ao executar qualquer tipo de procedimento, mas recordar e aprender novos conceitos é muito importante”, destacou Manu Vieira, profissional da área.

De acordo com a enfermeira Sueli Porfiro é necessário esta atenção para o profissional e cliente em um estabelecimento comercial que trate de beleza.

“Nós da saúde precisamos os preservar não só o cliente, mas o proprietário, o cabeleireiro, a pessoa que está trabalhando com isso, desta maneira hoje abordamos a prevenção, o modo e o cuidado com o cliente, além de como o profissional tem trabalhado, possíveis dores e lesões que podem prejudicar a saúde dele. Nossa equipe está à disposição para auxiliar e sanar qualquer tipo de dúvida”, reforçou.

Já no período da tarde as orientações foram voltadas para os profissionais de restaurantes, supermercados, padarias, açougues, e outros do setor alimentício.

“Esse curso foi muito importante para que pudéssemos capacitar os manipuladores de alimentos, principalmente na parte de contaminação alimentar. Por que muitas vezes acabamos manipulando um alimento e não temos a noção do tanto de bactérias que ele pode trazer se estiver contaminado, por isso é muito valido este conhecimento a mais para este setor”, explicou a nutricionista Flavia Diesel.

Produtora rural em Cláudia, Rosane Ridel hoje trabalha com produtos artesanais como salame, torresmo e banha, segundo ela este aprendizado vem a somar com as atividades que ela já desempenha em seu empreendimento.

“Com esse tipo de capacitação a gente aprende cada vez mais e assim pode levar as orientações para dentro do estabelecimento, para saber e levar um produto higienizado aos clientes. Nós que estamos começando foi muito importante, quero aqui agradecer essa iniciativa da prefeitura que está dando essas oportunidades”, enfatizou Rosane.

Os eventos foram realizados na Câmara Municipal, ao final de cada curso os participantes receberam um certificado.

“Estamos muito felizes por poder levar por meio da vigilância sanitária esta conscientização dos comerciantes que atuam nestas duas áreas seja na de beleza ou na de alimentos. Queremos dar sequência neste tipo atividade e nos próximos anos continuar com as orientações abrangendo mais setores de atuação no município”, frisou Ed Gomes, fiscal sanitário.

Por: Henrique Basinski/Assessoria