Projeto da Brigada Mista Municipal conquista 2º lugar em prêmio nacional

Projeto da Brigada Mista Municipal conquista 2º lugar em prêmio nacional

O projeto Brigada Mista Municipal (BMM) de Incêndio, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e a Sinop Energia conquistou o segundo lugar na categoria “Destaque na Rede”, do 7º Prêmio “Melhores Práticas de Sustentabilidade”, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O resultado foi anunciado esta tarde (23), em solenidade realizada em Brasília (DF). O primeiro lugar ficou, também, com o Estado de Mato Grosso, mas com um projeto realizado no Pantanal, sobre reutilização de água e, o terceiro lugar, com um projeto sobre resíduos sólidos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Luciane Bertinatto, a coordenadora de Educação Ambiental SDS, Aline Magioni, o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, coronel BM Alessandro Borges Ferreira, o coronel BM Paulo Barroso, o coronel BM Giovani Eggers, comandante regional 3 do Corpo de Bombeiros e do 4º Batalhão de Bombeiros de Sinop, e a representante do  Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Sinop , Lídia, acompanharam o anúncio na capital federal. Setenta e oito projetos do Brasil concorriam.

Ao comemorar a parceria de sucesso e o resultado, a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luciane Bertinatto, lembrou do engajamento dos parceiros na implementação da Brigada na Gleba. Além do tópico prevenção e combate ao fogo, constam no escopo do trabalho atuação na área de educação ambiental, mediante sensibilização da comunidade com palestras, orientações e práticas pedagógicas. "Este é um trabalho de toda equipe e estamos fortalecendo-o. Ano passado, conseguimos um feito inédito, que foi queimada zero na Gleba Mercedes, onde temos o projeto com os Bombeiros e a Usina. Esta ação trouxe muitos benefícios para a comunidade, pois, em não queimando você não queima pastagem, não tem problema de alimentação do gado, não tem poluição. Foi um trabalho bastante árduo. O trabalho surtiu efeito e, neste ano, estamos novamente com a Brigada Mista na Gleba", celebrou Luciane Bertinatto, secretária municipal de Meio Ambiente. 

Aplicado em Sinop desde o ano de 2015, por meio do 4º Batalhão de Bombeiro Militar, sediado nesta cidade, a Brigada Municipal Mista atua em frentes de combate e prevenção ao fogo, bem como educação e formação ambiental na área da Gleba Mercedes V. Com as práticas de campo, a mobilização da comunidade e o trabalho conjunto dos parceiros, o projeto alcançou índices inéditos até mesmo em âmbito Brasil. Entre estes, zerar a ocorrência de focos de calor naquela área rural no ano de 2017. 

A conquista caminhou na contramão do cenário estadual, visto que, de acordo com as estatísticas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apenas no mês de setembro de 2017, Mato Grosso registrou o maior número de focos de calor dos últimos dez anos.

No escopo de trabalho da BMM, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso atua em frentes de gerenciamento, capacitação, disciplina e comando das operações; as Prefeituras entram com a contratação de brigadistas, disponibilização de uniformes, veículo para o combate, sala de situação e alimentação diária aos militares que ficarão lotados, exclusivamente, na área rural; já as empresas rurais e entidades de classe fornecem os equipamentos individuais para o combate e divulgação da BMM. No caso de Sinop, a entidade de classe parceira do projeto foi o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Sinop (STTR). Quanto à Sinop Energia, à ela competiu a disponibilização de um veículo e seu abastecimento permanente.

O projeto Brigada Municipal é realizado entre os meses de julho e setembro, coincidindo com o início do período proibitivo de queimadas em Mato Grosso, definido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA). Durante este intervalo, o uso do fogo em áreas rurais fica proibido. Já nas cidades, as queimadas urbanas são proibidas durante o ano todo. 

O prêmio

De acordo com o MMA, o prêmio tem por objetivo dar visibilidade às iniciativas de responsabilidade socioambiental implementadas na administração pública e estimular a replicação das ações bem-sucedidas, reconhecendo o mérito das atividades promovidas pelos órgãos públicos na prática da A3P durante o ano de 2017.

Fonte:Prefeitura de Sinop/Assessoria