Retrospectiva 2018 do IFMT – Campus Avançado Guarantã do Norte

Retrospectiva 2018 do IFMT – Campus Avançado Guarantã do Norte

Em Guarantã do Norte está implantado, desde 2016, o Instituto Federal de Mato Grosso, instituição que oferece ensino federal e gratuito a mais de 30.000 alunos nos 19 campi espalhados pelo Mato Grosso. Guarantã do Norte foi a última cidade a ser contemplada com um campus do IFMT. Localizado na Linha Páscoa, tendo mais de 400 estudantes em seu terceiro ano de funcionamento, o campus do IFMT em Guarantã do Norte teve em 2018 um ano farto em realizações.

Com o reinício das aulas no mês de Fevereiro de 2018, o campus do IFMT em Guarantã do Norte bateu mais um recorde no número de alunos, superando 300 estudantes de cursos de nível Médio e Superior pela primeira vez. Os alunos foram recebidos nas novas instalações que a Direção Geral conseguiu para o campus: novas salas de aula, laboratórios para as áreas de Biologia Experimental e Processamento de Alimentos, uma sala especial destinada ao estudo e às práticas de Artes, além de uma sala exclusiva para os coordenadores dos cursos superiores.

Com o aumento do número de turmas nos cursos superiores de Bacharelado em Zootecnia, Licenciatura em Biologia e Tecnólogo em Agroindústria, em Março o campus recebeu seis novos professores para atender a alta demanda por ensino público e de qualidade, todos com Especialização, Mestrado ou Doutorado - como o caso da Profa. Mariana Alves de Oliveira, que foi contratada pelo IFMT em Guarantã do Norte após defender seu Doutorado em Agronomia na Universidade Estadual de Maringá, com estágio na Universidade do Arkansas, nos EUA.

O mês de Abril foi um mês de mudanças na gestão. O Sr. João Germano Rosinke, Diretor Geral do campus desde sua fundação, foi nomeado Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFMT, mudando-se para Cuiabá. Em seu lugar, assumiu como novo diretor o Prof. Dr. Luciano Endler, que até então vinha sendo Diretor de Ensino do campus. Como novo Diretor de Ensino, foi nomeado o Prof. Valdenor Santos Oliveira Em seu primeiro ato público como novo Diretor Geral, Prof. Dr. Luciano Endler fez uma visita institucional ao Campo de Provas Brigadeiro Velloso, da Força Aérea Brasileira, onde foi recebido pelo Comandante do CPBV, Tenente-Coronel Schneider, para tratar de possíveis projetos de Extensão entre o IFMT e a Força Aérea Brasileira.

Em Julho, no início do segundo semestre letivo, foi publicado o maior Edital do campus voltado exclusivamente para projetos de Iniciação Científica com estudantes do nível Médio. O Edital teve patrocínio do CNPq, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, para custear as bolsas dos estudantes envolvidos com projetos de técnicos e docentes do IFMT – campus avançado Guarantã do Norte.

Em Agosto, a Direção Geral do IFMT – campus avançado Guarantã do Norte organizou um evento para convidar lideranças da comunidade de Guarantã do Norte e região, a fim de ouvir sugestões sobre quais devem ser as metas e finalidades que o Instituto Federal de Mato Grosso como um todo deve ter pelos próximos cinco anos, já que o IFMT elaborou, nesse ano de 2018, o novo PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, um plano de metas que irá nortear todas as decisões da instituição pelos próximos cinco anos. No mesmo mês de Agosto, cinco projetos de técnicos-administrativos e docentes do IFMT – campus avançado Guarantã do Norte foram contemplados pelo Edital da Pró-Reitoria de Extensão do IFMT, com bolsas para os estudantes envolvidos. Os projetos de Extensão do IFMT têm como finalidade geral desenvolver atividades periódicas que possam contribuir diretamente com demandas da sociedade em geral. Um exemplo é o projeto da Pedagoga Débora da Costa Ferreira, Tradutora e Intérprete de Libras do campus, cujo projeto proposto se dirigiu ao oferecimento de atividades voltadas para a inclusão da comunidade de surdos em Guarantã do Norte.  Ainda em Agosto, houve a formatura da primeira turma do curso Técnico em Agropecuária subsequente ao nível Médio, que ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Guarantã do Norte, com a presença do ex-Diretor Geral do campus, o Sr. João Germano Rosinke.  

Em Setembro, o campus do IFMT em Guarantã do Norte realizou a segunda edição de sua Jornada Tecnológica, um evento anual voltado para a divulgação de trabalhos de Ciência e Tecnologia de seus servidores e alunos. Nessa edição, que aconteceu nos dias 13 e 14 de Setembro no salão da Associação Comercial de Guarantã do Norte e nas instalações do próprio campus, esteve presente o Prof. Dr. José Alexandre Agiova, pesquisador da Embrapa Gado de Corte, de Campo Grande/MS, que deu uma palestra e ofereceu um minicurso sobre o sistema de integração Lavoura-Pecuária.

O mês de Novembro também foi extremamente produtivo. Houve a realização do II Circuito de Arte do campus do IFMT em Guarantã do Norte, com a organização da Profa. Eurípedes Norberta da Silva, docente de Artes do campus e artista plástica. Tendo atuado na curadoria de mostras artísticas em diferentes regiões do país, a Profa. Norberta organizou a segunda edição desse evento que marcou o campus com apresentações artísticas dos alunos do Técnico em Agropecuária integrado ao Nível Médio e também de servidores. Ainda em Novembro, o campus enviou para Cuiabá um ônibus com dezenas de estudantes de todos os cursos para que participassem, por uma semana, do 5º WORKIF – o maior evento de divulgação de projetos de Pesquisa e Extensão do IFMT, que contou nessa edição com a participação do Astronauta Marcos Pontes, futuro Ministro de Ciência e Tecnologia. Dezenas de alunos do campus do IFMT em Guarantã do Norte puderam apresentar nesse evento seus próprios trabalhos desenvolvidos ao longo de 2017 e 2018. O evento ocorreu no Centro de Convenções do Pantanal, com um público de mais de três mil pessoas ao longo de uma semana, entre as quais centenas de estudantes de outros campi dos Institutos Federais de Brasília, Mato Grosso do Sul e Goiás, criando oportunidades de publicidade de seus trabalhos e estudos em diversas áreas do conhecimento.

Finalmente, Dezembro de 2018 foi um mês histórico para o IFMT – campus avançado Guarantã do Norte. No dia 08 de Dezembro, se formou a primeira turma de alunos de Ensino Médio do campus, do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Nível Médio – os primeiros alunos que o campus recebeu, ainda em 2016.  A cerimônia foi prestigiada pela presença do Magnífico Reitor do IFMT, o Prof. Willian Silva de Paula, sendo paraninfo da turma o Prof. Guilherme José Santini.

Por Zulene Fernandes/Jornalista em Guarantã do Norte/Assessoria IFMT