Secretaria de Saúde monitora uma suspeita de coronavírus em Lucas do Rio Verde

Secretaria de Saúde monitora uma suspeita de coronavírus em Lucas do Rio Verde

A Secretaria Municipal de Saúde está monitorando uma suspeita de coronavírus em Lucas do Rio Verde. O paciente procurou uma unidade de saúde com queixas de febre, tosse e dor de cabeça e relatou que esteve em viagem à Europa final do mês passado.

Na avaliação, o paciente apresentou bom estado, sem sinais de desconforto respiratório. Também foram solicitados exames de radiografia e hemograma, aguardando o resultado do exame específico que já foi coletado e enviado para o laboratório credenciado em Cuiabá.

O paciente foi orientado a manter isolamento em domicílio (mora sozinho) por 18 dias, deixar a casa arejada e fazer uso de máscara cirúrgica e álcool em gel para limpeza das mãos. A equipe da unidade fará visita diária ao paciente para avaliar seu estado de saúde.

“Mato Grosso já teve 12 suspeitas e 11 delas foram descartadas, o único monitorado ainda é o paciente de Lucas do Rio Verde, que aguarda o resultado do exame que foi encaminhado para Cuiabá. A equipe de saúde está acompanhando de perto e fez todo o protocolo exigido pelo Ministério da Saúde para prevenir a contaminação de outras pessoas, mesmo que o resultado ainda não tenha saído, o paciente está sendo monitorado e recebeu todas as orientações e tratamento”, destacou o secretário municipal de Saúde, tenente Rafael Bespalez.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população para reforçar os hábitos de higiene para evitar contaminação.

Como prevenir o contágio:
- Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel
- Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir
- Evite aglomerações se estiver doente
- Mantenha os ambientes bem ventilados
- Não compartilhe objetos pessoais