Secretarias capacitam agentes comunitários de saúde sobre queimadas urbanas

Secretarias capacitam agentes comunitários de saúde sobre queimadas urbanas

Uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) e Saúde proporcionou, na terça-feira, 14, uma manhã de capacitação a um grupo agentes comunitários de saúde. A agenda de trabalho foi realizada com o objetivo de tratar do tópico prejuízos e riscos pelas queimadas urbanas.

A proposta, de acordo com a coordenadora do setor de Educação Ambiental da SDS, Aline Magioni, foi capacitar os profissionais para multiplicarem, nas suas áreas e setores de atuação, as informações aos moradores quanto à importância de se evitar as queimadas urbanas. "Esta capacitação visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, sendo uma das prioridades da gestão da prefeita Rosana Martinelli. E são estas orientações aos agentes comunitários que farão com que eles também possam instruir os moradores quanto aos procedimentos que a prefeitura realiza. É esta mensagem que a prefeita Rosana determinou que ampliássemos", explica a bióloga.

Os profissionais da saúde receberam orientações sobre as proibições previstas em lei para as queimadas urbanas, disk denúncia. Como lembra a servidora pública Ida Aparecida Paiva da Silva, agente comunitária de saúde no bairro Alto da Glória, durante visita às famílias os profissionais recebem questionamentos diversos, entre os quais sobre como atuar em casos de denúncias de queimadas urbanas. As orientações recebidas vão facilitar a multiplicação do conhecimento.

"Quando tem um vizinho e que queima os moradores nos procuraram e perguntam como denunciar, tem multa? Esta capacitação está sendo muito importante para o nosso conhecimento", expõe a agente.

Denúncias

A Secretaria de Meio Ambiente conta com um disk denúncia para casos de queimadas. Os números são o 0800 6476900 (das 7h às 21h), 66 99644-8339 (7h às 21h), ou 66 3531-3499 (das 7h às 13h).

Fonte:Prefeitura de inop/Assessoria.