Sine leva educação financeira para alunos do CIEE

Sine leva educação financeira para alunos do CIEE

O Sistema Nacional de Empregos (Sine-Sinop) fechou mais uma importante parceria para a colocação de mão de obra qualificada no mercado de trabalho. Sempre focado em dispor candidato certo para a vaga ofertada, realizou, junto com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e departamento de Economia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Sinop, um curso rápido de educação financeira para os jovens aprendizes no CIEE.

A parceria garantiu uma palestra com o diretor do Núcleo Tecnológico da Unemat, professor doutor Feliciano Azuaga que mostrou, aos jovens entre 14 e 16 anos, as diferentes formas de tomada de decisão entre homens e mulheres. De acordo com ele [Feliciano], que preferiu começar o mini-curso com uma dinâmica para integrar e fazer com que a turma se soltasse, o importante é ensinar aos jovens que planejamentos evitam “burradas”, decisões erradas.

O mestre levou em consideração uma sala onde todos já estão inseridos no mercado de trabalho para lhes ensinar noções de administração financeira. O convite foi estendido aos pais dos alunos e muito aprovado por Cássio, que acompanhou o filho Michael. “Sempre ensinei economia em casa, pois penso muito bem antes de fazer as coisas. Tento passar as experiência da vida profissional para meu filho e por isso aceitei vir acompanhar”, salientou.

Já Matheus Cordeiro, cujos pais não puderam comparecer, justificou ter consciência e maturidade financeira, revelando que guardou o seu primeiro salário como jovem aprendiz. “Não estava precisando dentro de casa quando eu recebi meu primeiro salário, então eu guardei para investimento futuro”.

A coordenadora do Sine, Débora Malagutti revela que ações semelhantes à essa foram desenvolvidas ao longo de todo 2018, promovendo qualificação, de forma gratuita, para menores jovens aprendizes e muitos candidatos ao mercado de trabalho. “Recentemente, fizemos uma parceria com a Prepara Cursos para oferecer um conhecimento de como elaborar um bom currículo e como se portar diante a primeira entrevista de emprego”, pontua ao lembrar, também, a parceria com a Universidade de Cuiabá, assim como um chamamento para cadastro e o trabalho de formiguinha, corpo a corpo, junto a cerca de 300 empresas com capacidade de contratação de menores jovens aprendizes.

Fonte:Prefeitura de Sinop/Assessoria