Unidade do Sesc em Sinop começa ser implantada em março

Unidade do Sesc em Sinop começa ser implantada em março

O município de Sinop, a 503 km de Cuiabá, receberá uma unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc). Previsão da entidade é que em março inicie a fase de implantação do projeto, informou, na quarta-feira, 04/02, o diretor regional, Carlos Alberto Rissato, à prefeita Rosana Martinelli (PR). A previsão de entrega é o mês de setembro. Entre a instalação e a operacionalização projetam-se investimentos superiores a R$ 3 milhões. A capacidade para atendimento é estimada, em média, em 500 pessoas por dia. 

Nessa segunda-feira, o diretor do Serviço Social do Comércio, Carlos Alberto Rissato, e a diretora regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Eliana Salomão, foram recebidos no Paço Municipal para uma reunião de trabalho. Participaram também do encontro secretários municipais de governo, José Pedro Serafini, de Desenvolvimento Econômico e Obras, Daniel Brolese, técnicos do Prodeurbs, além do conselheiro estadual do Senac, Adalto Vieira de Paula, e o diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio em Sinop, Rosivaldo Alves da Silva.

Ao avaliar as tratativas, a prefeita Rosana comemorou a boa notícia para o município. "Esta vinda do Sesc para Sinop é algo a se comemorar, pois vai ao encontro da política municipal de desenvolvimento econômico, social, cultural e em várias outros eixos em que o Sesc também atua. É uma notícia positiva para Sinop porque, a partir de agora, o Serviço firma o compromisso de, até setembro, entregar sua sede e serviços à comunidade de Sinop. E o que nos deixa mais felizes é que não apenas o Sesc contempla Sinop, mas também o Senac, já que ambas as entidades atuarão de forma conjunta na nossa cidade. A Prefeitura não medirá esforços para contribuir com as entidades nesta etapa tão importante", destacou Rosana Martinelli.

 O terreno onde o Sesc funcionará localiza-se à Avenida Bruno Martini, sentido Aeroporto, e foi doado pelo Poder Executivo, em 2013. Em Sinop, será explorado o conceito de unidade parque, a exemplo de outros modelos em operação no Brasil. Segundo detalhou Rissato, a estrutura conta com contêineres em formato de espaços multiusos, também com a realização de atividades ao ar livre e nas unidades móveis do Sesc (BiblioSesc e OndontoSesc). “São instalações provisórias, que visam acelerar a implantação e a realização de atividades e prestação de serviços, mantendo a proposta da não ininterrupção da programação em razão do longo período de obras para a construção de uma unidade definitiva”, destacou o diretor regional. 

A decisão por Sinop, lembrou Carlos Alberto Rissato, levou em conta o potencial da cidade e a forte estrutura do comércio/prestação de serviços. "Não poderíamos ficar de fora disso e, em parceria com a Prefeitura municipal, com a prefeita Rosana [Martinelli], a gente tomou todas as medidas. Agilizamos uma necessidade que já era antiga. Já existia a doação de um terreno para as instituições e havia a necessidade de se iniciar a operação. Prontamente, ao observar tudo isso, no contato com a Prefeitura neste momento, com a atenção pedida pelos secretários, nos deslocamos até aqui", frisou Rissato, salientando, ainda, já haver um anteprojeto pronto para a unidade sinopense do Sesc-Senac. 

Conforme explica o diretor, para o mês de março iniciam-se os trabalhos em dois eixos. No primeiro deles, a “instalação de contêineres para suporte operacional e administração da unidade Sesc, espaço de convívio e aprendizagem que possibilite interações do público, prioritariamente os trabalhadores do comércio de bens, serviço e turismo e seus familiares, bem como a comunidade como um todo, a partir de programações e atividades nos programas desenvolvidos pelo Sesc (lazer, saúde, esporte, educação, cultura e assistência) e adequação do espaço existente, com paisagismo, jardinagem, pista de caminhada e equipamentos esportivos compatíveis”, considerou.

Em seguida, a “implantação da unidade Senac, que contempla a formação técnica profissionalizante por meio de cursos ofertados à população, também instalados em contêineres em formato de sala de aula e suporte administrativo”, frisou Rissato.

Diretora regional do Senac em Mato Grosso, Eliana Salomão frisa, também, que o principal eixo de atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é o de formação dos profissionais do comércio e da comunidade mediante cursos em diferentes linhas. Na gama em oferta há capacitações tanto gratuitas quanto pagas, mas com valores diferenciados. "O Senac atua na área de turismo, hospitalidade, lazer e atende aos comerciários. Nossa intenção é trazer alguma coisa na área de gastronomia, cursos de qualificação técnicos, como, por exemplo, na área de técnico de enfermagem, na área de administração e outros, conforme a necessidade da região. Grande parte [dos cursos] será dentro da gratuidade, pois temos um compromisso com a sociedade e com os comerciários de trazer", destacou Eliana Salomão.

O Sesc Sinop ofertará atendimentos em cinco grandes programas e cujos objetivos são possibilitar o desenvolvimento integral dos indivíduos. Nesta premissa estão listados trabalhos de referência em assistência social, oferta de programações culturais e de lazer, ações educativas formais e informais, práticas esportivas, disponibilização de espaços qualificados para o encontro, intercâmbio e o afeto.

Confira o detalhamento por programa:

1º) Cultura

Ações voltadas a promoção da arte e da cultura, com a realização de espetáculos e shows, de teatro, música, contação de histórias, cinema ao ar livre,  oficinas  e outras atividades artísticas;

2º) Assistência

Cursos de valorização Social (que possibilitam renda extra para as famílias); Programa Mesa Brasil de combate ao desperdício por meio da doação de alimentos a pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social;

3º) Educação

Atividades de educação complementar, cursos e oficinas de ampliação do conhecimento;

4º) Lazer

Com atividades físicas, promoção do bem-estar, gincanas recreativas, jogos, brincadeiras, campeonatos e outras atividades ligadas ao esporte;

5ª) Saúde

Ações de educação em saúde, estimulando a qualidade de vida e hábitos saudáveis. Atendimento também do Saúde Mulher, caminhão que leva atendimento, diagnóstico e exames preventivos. OdontoSesc, também é uma unidade móvel que promove atendimento odontológico a população. 


SOBRE O SESC

O Sesc é uma entidade criada e mantida pelos Empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e tem como desafio proporcionar a população experiências inspiradoras, transformadoras e educativas. Ações que possibilitem a ampliação de horizontes, colaborando assim para o desenvolvimento da sociedade: equilibrando oportunidades, proporcionando qualidade de vida seja para o seu público prioritário, o trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, mas também em contrapartida social atender a sociedade como um todo.

Por Assessoria PMS/Foto Ademir Specht