Dilmair Callegaro afirma que pedirá duplicação da BR-163 até Miritituba

Dilmair Callegaro afirma que pedirá duplicação da BR-163 até Miritituba

O candidato a deputado federal, Dilmair Callegaro (PSDB), disse em uma transmissão ao vivo realizada pelo Facebook, na noite de terça-feira (25), se eleito, que cobrará do governo federal a duplicação da BR-163 até Miritituba (PA) e conclusão da obra em todo o Mato Grosso, que está concedida a concessionária Rota do Oeste, subsidiária da Odebrecht.

“Infraestrutura, logística, estradas, o governo atual fez muito, mas precisa muito ainda ser feito. Não temos mais tempo pra esperar o próximo período chuvoso, que pode acabar interditando as estradas. Em visitas a algumas BR’s e MT’s, notei que estão sem condições para trafegar, precisam de muita infra-estrutura para escoar a logística da safra, que não sai somente pelo Sul do Estado, sai pelo Norte também, precisamos da duplicação da BR-163. Assim traremos empregos, geração de renda, para essas cidades menores”, defendeu Dilmair.

O trecho concedido a concessionária é de Itiquira até Sinop (850 km), porém foram duplicados apenas 117 quilômetros na região Sul do Estado. Uma das vias de escoamento da safra de grãos é pelo Norte, sentido Pará, pela rodovia federal, para o porto de Miritituba, no entanto, a estrada tem trechos sem pavimentação asfáltica, e em períodos chuvosos formam se atoleiros, e longas filas de caminhões e carretas.

Dilmair garante que comprara a briga de suspender a cobrança nas nove praças de pedágios de Mato Grosso. No inicio deste ano, o deputado federal e candidato ao Senado, Nilson Leitão (PSDB), requereu a Procuradoria Geral da República (PGR), Tribunal de Contas da União (TCU) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a suspensão da cobrança na BR-163 e a necessidade de investigação de possíveis irregularidades no contrato da concessão, sob responsabilidade da Rota do Oeste. Posicionamento este que também é defendido por veemente por Callegaro.

 

Por Wallyson Oliveira/Jornalista