SEDEC participa de evento que destaca o Ecoturismo e a preservação ambiental

SEDEC participa de evento que destaca o Ecoturismo e a preservação ambiental

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), participou da 9ª Semana de Medicina Veterinária (SENOMEV), promovida pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que trouxe para Sinop o biólogo Leonardo Sartorello, do Instituto Onçafari, para falar sobre o Turismo Rural e a Conservação da Onça Pintada.

O profissional destacou que a educação ambiental e a conservação como ferramentas para o desenvolvimento de um bom trabalho e que o ecoturismo vem para somar. "Hoje alguns produtores já perceberam que a terra preservada vale muito mais. que o turista paga muito bem para ver o que está preservado, o animal solto", explica.

Segundo a Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR), ecoturismo ou turismo de natureza, é um segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural. Em Mato Grosso essa modalidade de turismo tem crescido ao longo dos anos, principalmente no que diz respeito ao turismo de observação de onças e outros animais.

A Fazenda Caiman, no Mato Grosso Sul, onde Leonardo desenvolve seus projetos, é uma das propriedades que já trabalham com esse modelo de Ciclo Sustentável onde se trabalha pecuária e ecoturismo juntos, e já oferece pacotes turísticos para a observação de onças, principalmente entre julho e novembro, quando ocorre o período de seca no Pantanal, e as praias que ficam inundadas no resto do ano atraem os animais silvestres para mais perto dos humanos.

De acordo com a turismóloga da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, o município e a região podem aproveitar esse tipo de mercado. "Para nós a preservação é primordial, mas isso inclui oferecer outras fontes de renda à população, e o ecoturismo vem tomando a dianteira nessas ações, se tornando uma ferramenta de preservação" destacou.

A palestra fez parte da 9ª Semana de Medicina Veterinária (SENOMEV).

 Fonte:Prefeitura de Sinop/Assessoria