Acrimat em ação visita municípios, Sinop é dia 28 de abril

Acrimat em ação visita municípios, Sinop é dia 28 de abril

Água Boa recebeu segunda-feira (10) a sétima edição do maior projeto da pecuária de corte do Estado, o “Acrimat em Ação”. A palestra sobre mercado, planejamento e gestão de propriedade foi realizada a partir das 19h, no Sindica Rural. Desde o dia 05, o ‘Acrimat em Ação’ percorre a região do Araguaia e já passou Vila Rica, Ribeirão Cascalheira, Canarana e Cocalinha. Na terça (11) a expedição encerra a Rota 3 em Barra do Garças.

Nas últimas rotas, que passaram pelas regiões Oeste, Arinos e Noroeste, 2,2 mil pecuaristas participaram da palestra “Mercado pecuário: como transformar desafios em oportunidades”, ministrado pela pesquisadora Mariane Crespolini, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O representante regional da Acrimat em Canarana, Marcos Jacinto, destacou o sucesso do evento nos municípios por onde passa. “Estamos reunindo um público muito bom, os produtores estão interessados e a palestrante consegue passar para os pecuaristas informações importantes sobre gestão e controle de custo, um problema comum dentro do setor”.

Anísio Vilela Junqueira Neto, representante de Vila Rica, defendeu a importância da informação para a produção. “Ano após ano reunimos mais pessoas durante o Acrimat em Ação. São pecuaristas de todos os portes que estão em busca de conhecimento para melhorar os resultados” destaca Netão, como é conhecido.

O pecuarista destacou também a relevância da produção de carne na região. “Estamos em uma das regiões mais tradicionais na atividade, mas que ainda enfrenta sérios problemas como logística e concentração de empresas frigoríficas. Faltam estradas para escoar nossa produção e indústria para abater”.

Sobre a palestra da pesquisadora Mariane Crespolini, os participantes receberam instruções sobre o mercado consumidor, as demandas e como planejar a produção para atender os clientes e garantir renda. “O mercado da carne tem uma demanda crescente, mas é cada vez mais exigente. A produção exige técnica, investimento e planejamento”, afirma Mariane Crespolini.

Parceria

O “Acrimat em Ação 2017” conta com a parceria de empresas e entidades que acreditam que o conhecimento é indispensável para o desenvolvimento econômico e social. Em 2017, o evento com a participação de cinco parceiros, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sicredi, Concessionárias Trescinco e Ariel, Ouro Fino Saúde Animal e CRI Genética.

Rotas

A Rota 3 passou por Vila Rica (05.04), Ribeirão Cascalheira (06.04), Canarana (07.04), Cocalinho (08.04), Água Boa (10.04) e Barra do Garças (11.04). Ainda em abril, a Rota 4 contempla Barra do Bugres (24.04), São José do Rio Claro (25.04), Tabaporã (26.04), Marcelândia (27.04) e Sinop (28.04).

A última rota acontece em junho e visitará Guarantã do Norte (05.06), Colíder (06.06), Apiacás (07.06), Nova Bandeirantes (08.06), Nova Monte Verde (09.06) e Alta Floresta (10.06)

 

Fonte: Acrimat