Criador do protocolo de inseminação artificial cronometrado debaterá eficiência reprodutiva em rebanhos de corte

Criador do protocolo de inseminação artificial cronometrado debaterá eficiência reprodutiva em rebanhos de corte

Criador do protocolo de inseminação artificial cronometrado, o Ovsynch, o pesquisador PhD Milo Wiltbank, da Wisconsin University State, dos Estados Unidos da América (EUA), é presença confirmada para a Norte AgroShow, feira tecnológica voltada à difusão de conhecimento, tecnologias e inovações ao campo, em Sinop (MT), entre os dias 06 e 08 de junho.

O pesquisador debaterá o tema "Atualidades e perspectivas para a melhoria da eficiência reprodutiva em rebanhos de corte" durante exposição no dia 07 de junho, às 16h40 (horário de Mato Grosso), no auditório LG do Parque de Exposições da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso. A agenda poderá ser acompanhada por produtores, estudantes das áreas afins, técnicos e demais interessados de forma gratuita.

Conhecido mundialmente pela criação do protocolo, que possibilitou o uso da Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), com reconhecimento em escala global, Milo Wiltbank e suas pesquisas revolucionaram o modo como pecuaristas podem realizar o gerenciamento dos animais nas propriedades, e, desta maneira, ampliarem a produção de leite e carne. Por meio desta técnica é possível realizar a inseminação de um alto número de fêmeas sem, necessariamente, observar o ciclo de cio destes animais. 

Pela técnica da IATF a ovulação das fêmeas bovinas pode ser sincronizada mediante uso de hormônios que atuam nesta indução, inseminando-as de maneira coletiva e segundo programação dos criadores e suas propriedades. Além dos benefícios para dentro da porteira, a estratégia corrobora com a ampliação do uso de tecnologias, refletindo, diretamente, na busca por eficiência no setor.

De acordo com a Embrapa Gado de Corte, a IATF, ao eliminar a observação do cio dos animais, minimiza erros e propicia a "inseminação de grande número de animais no mesmo dia, de modo a concentrar as concepções", cita a pesquisadora em reprodução animal Alessandra Nicacio, em artigo veiculado na página da instituição de pesquisa.

A palestra conduzida pelo pesquisador norte-americano na Norte AgroShow contará com serviço de tradução e é um oferecimento da Global Gen.

Sobre o evento: realizada em Sinop pela Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (ACRINORTE) e Sindicato Rural, a Norte AgroShow conta com uma programação voltada à atualização e aperfeiçoamento do conhecimento, apresentação de tecnologias, discussões temáticas nos diferentes segmentos da cadeia produtiva e vitrine de negócios. Os três dias de evento podem ser acompanhados de forma gratuita no Parque de Exposições da ACRINORTE, entre 8h e 18h. 

Por Leandro J. Nascimento/Jornalista.