Sábado, 16 Dezembro 2017

A Agricultura

Brolese pede apoio do Estado para projeto de arborização urbana

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop, Daniel Brolese, esteve, recentemente, na capital Cuiabá, fazendo uma visita ao vice-governador, Carlos Fávaro. Na pauta, o pedido de apoio à um projeto de arborização urbana de Sinop.

De acordo com Brolese, o projeto é uma parceria público privada e prevê o plantio de, pelo menos, 40 mil mudas de árvores, não só no quadrilátero central, como nos mais diversos bairros do município.

“O vice-governador se mostrou bastante entusiasmado, ao conhecer o projeto, pois entendeu que arborização urbana não é, apenas, embelezamento da cidade, mas qualidade do ar e prevenção de muitas doenças respiratórias”, dispara ao revelar a admiração de Fávaro pelo projeto o qual considerou como inovador em todo o Estado.

As mudas utilizadas para a arborização urbana são cultivadas no viveiro de mudas municipal, bem como na reserva do parque florestal da cidade, um mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e outro pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O secretário de Desenvolvimento Econômico reitera que a intenção da Prefeitura é fazer com que o projeto não pare apenas nessa iniciativa. Ele lembra que, já no início do ano, fez o plantio de, pouco mais de, 6 mil mudas pela cidade e que, assim como essas, as novas mudas também receberão atenção dos técnicos da secretaria para que não morram e não sofram com as variações de tempo e clima.

“Não podemos plantar e largar. Muitas vezes é preciso capinar em volta, aguar, corrigir as deficiências com adubo, por exemplo. Plantas precisam de atenção e, para isso, temos pessoas especializadas, temos técnicos capacitados na Secretaria”, finaliza Brolese.

A ação de arborização é fruto e parte de um projeto que consistirá na realização do 1° Simpósio regional de Sinop sobre Arborização Urbana. Que será voltado, entre outras abordagens, para a conscientização sobre a importância de uma cidade arborizada para a saúde pública preventiva.

Este, é um projeto que tem iniciativa e idealização de profissionais da área de educação, arquitetura, engenharia ambiental e médica. O evento contará com a presença de profissionais considerados autoridades no assunto. Deverão palestrar, Demóstenes Ferreira, doutor em agronomia, livre docente da USP na área de silvicultura urbana e autor de vários livros sobre o assunto, bem como Natália Garcia, que nos mostrará como fazer de Sinop uma “cidade para pessoas” apresentando um diagnóstico sobre as demandas urbanas de Sinop.

Este diagnóstico e investigação feita pela Natália será muito importante para o futuro de Sinop, pois resultará em um relatório que terá a função de auxiliar e nortear o planejamento urbano de Sinop para os próximos anos. Teremos também a presença de Roberto Knoll nos falando das experiências da arborização urbana em Sinop, Milton Malheiros abordando o tema arborização e saúde e Pastor Amador Mojena discorrendo sobre o cultivo e manejo das árvores para o bem estar da cidade.  

O simpósio trará ações que beneficiarão toda a cidade. Serão ações que terão reflexos futuros, a conscientização de pessoas para lutarem pelo bem comum, as parcerias com o Poder público para realizar projetos que possam trazem grandes resultados urbanos e a realização de estudos que possam auxiliar e nortear o crescimento urbano ordenado, consciente e comprometido com a saúde pública preventiva.

As discussões em Sinop sobre cidades melhores e mais arborizadas serão feitas durante o primeiro simpósio sobre o tema que acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro, no Centro de Eventos Dante de Oliveira com palestras que debatem temas urbanos e ambientais.

As inscrições para a participação no simpósio estão abertas e podem ser feitas no site https://www.eventbrite.com.br/e/arborizacao-urbana-1o-simposio-regional-de-sinop-tickets-37387773838. E são gratuitas.

 Por Luciano André/Jornalista.