Sábado, 21 Outubro 2017

A Agricultura

Incêndio em assentamentos de Cláudia deixa animais mortos e propriedades destruídas

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Fiscais do Ibama irão multar quem atear fogo em propriedades nas zonas rurais.

Um incêndio que já dura mais de 20 dias destruiu várias propriedades na zona rural de Cláudia, município localizado no norte de Mato Grosso.

Os assentamentos 12 de Outubro, Keno, Terra de Viver, Zumbi dos Palmares e Santo Expedito foram atingidos com os incêndios. A Secretaria de Meio Ambiente de Cláudia informou ao Nosso Estado que as queimadas foram registradas em todos os assentamentos, porém o impacto causado no 12 de Outubro foi maior, deixando animais mortos e devastando a produção dos pequenos agricultores.

Parte dos focos já foram controlados pela equipe dos brigadistas de Cláudia e por agentes do Ibama que estão no município. Moradores da localidade ajudaram no combate ao fogo. Não houve pessoas feridas.

O município sofre com a falta de um caminhão de combate a incêndio que era pra ter sido enviado pelo governo do estado neste período proibitivo de queimadas. Se estiagem continuar, a  Secretaria de Meio Ambiente (Sema) poderá estender o período proibitivo na zona rural até o dia 30 de outubro.

No início da semana, o gerente estadual do Ibama, Reginaldo Silva Campos, se reuniu com a secretária de meio ambiente de Cláudia, Cleusa Dotto Dalmaso, para analisar a situação e tentar buscar uma solução.

"Quem desrespeitar a proibição, poderá responder pelo crime que possui pena de seis meses a quatro anos de prisão, com autuações que podem variar entre R$ 7,5 mil e R$ 1 mil (pastagem e agricultura) por hectare", ressalta Reginaldo.

Este ano, Mato Grosso registou aumento de 5,67% no número de incêndios florestais, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Denúncias
A população pode denunciar queimadas no (66) 99639-8068 do Corpo de Bombeiros ou na secretaria de meio ambiente de Cláudia.

Por Isaias Cardoso/Jornalista