Sábado, 15 Dezembro 2018

A Agricultura

Paranaíta recebe primeiro dia de campo de ILPF do ano

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Na quinta-feira, dia 1º, será realizado o Dia de Campo sobre Pecuária Leiteira do Portal da Amazônia. O evento é promovido pela Embrapa e parceiros e mostrará a produção de leite em sistema de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) na propriedade do sr. Nivaldo Michetti.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente até quarta-feira, às 12h, no site www.embrapa.br/agrossilvipastoril ou presencialmente na CDL de Alta Floresta ou Sindicato Rural de Paranaíta.

A Estância Vanda tem uma área total de 100 hectares, dos quais 35 hectares são de preservação, começou a ser trabalhada há oito anos, quando a família Michetti se mudou do Paraná para o norte de Mato Grosso. A área até então sem benfeitorias e com solo degradado foi sendo trabalhada seguindo os melhores preceitos técnicos e hoje se tornou referência na produção leiteira na região. Atualmente conta com 30 hectares destinados à pecuária leiteira e 35 hectares à produção de gado de corte.

Com pastejo rotacionado, conforto animal na sombra das árvores, rotação de culturas e uso de genética europeia (jersolando), chega a produzir cerca de 900 litros de leite por dia, com média de 16 a 18 litros por animal dependendo da época do ano.

Programação

O credenciamento do participantes será feito a partir das 8h30 e a programação terá início às 9h. Após a abertura, haverá uma apresentação do projeto Rural Sustentável, que prevê incentivos para propriedades que adotam tecnologias de baixa emissão de carbono, como a ILPF, por exemplo.

Na sequência, anfitrião Nivaldo Michetti fará um breve histórico e abordará a evolução das atividades na Estância Vanda.

Feita a contextualização da propriedade, os participantes serão divididos em dois grupos e percorrerão duas estações de campo. Em uma delas o analista Do Imea Miqueias Michetti abordará os sistemas de ILPF como estratégia para produção de leite no bioma Amazônia. Já na outra, o pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril Luciano Lopes falará sobre o manejo e o bem-estar animal na pecuária leiteira.

Realização

O Dia de Campo sobre Pecuária Leiteira do Portal da Amazônia é realizado pela Estância Vanda e Embrapa, em parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal de Paranaíta, CDL de Alta Floresta, Empaer, Senar-MT e Fortuna Nutrição Animal. Conta com apoio do Projeto Rural Sustentável, Rede ILPFUnipasto e Flora Sinop.

Por Gabriel Faria/Embrapa Agrossilvipastoril Sinop