Segunda, 18 Março 2019

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Semana do consumidor em Sinop começa nesta segunda-feira

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Esta segunda-feira, 11, será marcada pelo início da “Semana do Consumidor”, na qual os Órgãos de Defesa do Consumidor (Procon) de todo o país promovem ações especiais voltadas à conscientização e resolução de problemas dos consumidores de forma ágil.

Este ano, o Procon Estadual reunirá os Procons Municipais, em Cuiabá, na 28ª reunião técnica dias 13 e 14, para discutir temas relevantes, rotineiros e recorrentes. “Os chamados vilões das reclamações de consumo”, salienta a diretora do Órgão em Sinop, Juliana Torres Baptista.

Os Órgãos aproveitarão a semana para promover uma capacitação, geral, dos gestores, a fim de apresentar melhores resultados aos problemas mais recorrentes registrados, aqueles que são chamados de vilões dos consumidores. “Os campeões de reclamação,” salienta a diretora do Órgão, em Sinop, Juliana Torres Baptista.

De acordo com a diretora, serão tratados temas como cartão de crédito, concessionárias de serviços (telefonia, água e energia), planos de saúde, hospitais e clínicas a nova lei dos distratos imobiliários, empréstimos consignados, bem como as temidas e morosas filas das agências bancárias e lotéricas. “A reunião técnica com os Procons de Mato Grosso está programada para os dias 13 e 14”, informa Baptista.

A diretora esclarece que, em Sinop, a semana do consumidor também será voltada para o fornecedor, isto é, empresas prestadoras de serviços diversos à população. “Há tempos estamos caminhando, paralelamente, com orientações tanto para o consumidor quanto para o fornecedor, porque acreditamos que o fornecedor bem orientado reflete em um consumidor mais satisfeito, pois não haverá excessos e nem vícios”, aponta ao revelar que o mês será reservado para que o fornecedor que tiver dívida de multa administrativa poderá procurar o Órgão para negociar e ficar em dia com o Fisco municipal.

“Estamos realizando, em Sinop, o contato com os fornecedores que possuem débitos com o município através de multas administrativas aplicadas pelo Procon, com base no Código de Defesa do Consumidor. Lembrando que os fornecedores inadimplentes se encontram inscritos na dívida ativa e poderão ter seus débitos executados judicialmente”, cita Juliana, ao enfatizar que os fornecedores que ainda não foram contatados, mas que já tiverem interesse em negociar e quitar seus débitos, podem ir até o Procon, das 7h às 13h, ou entrar em contato pelo telefone (66) 99998-8585. A campanha de negociação de multas vai até o dia 31 de março.

No dia 15, dia em que encerra a semana do consumidor, o Procon estará em pontos estratégicos e de maior circulação de pessoas, como portas de supermercados sanando dúvidas e orientando sobre quais os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC), encerrando, às 16h, com uma blitz educativa e orientativa na praça Plínio Callegaro.

A diretora lembra que no ano passado, servidores do Órgão percorreram escolas, reuniram pessoas da melhor idade em Centros de Referência de Assistência Social e transformaram o Procon em órgão itinerante levando orientação e conhecimento até os moradores da Gleba Mercedes V, por exemplo, onde pelo menos 300 pessoas buscaram pela solução de problemas.

Por Luciano André/Assessoria-Foto Ademir Specht